O projeto KARATEDOKIDS

 

O projeto KARATEDOKIDS é uma iniciativa do professor de karate Marcelo Smith, que visa educar crianças de 7 a 14 anos sob o ponto de vista do desenvolvimento de uma consciência ética e moral elevada. Através de aulas práticas de karate, a criança absorve ensinamentos valiosos, apoiados em uma metodologia milenar. Nesta metodologia, estão presentes várias formas de respeito, os princípios que formam o caráter de um ser humano de valor e a relação saudável entre mestre e discípulo.  

 

 

Basicamente, o projeto KARATEDOKIDS consiste em um programa extenso de educação esportiva, filosófica e cultural através de aulas de karatedo. As aulas, com duração de aproximadamente 70 minutos, são dirigidas à crianças com idade entre 7 e 14 anos. Graças à participação da iniciativa privada, as aulas são gratuitas para casas de acolhimento infantil e, para crianças que vivem com famílias que possam colaborar, há um desconto especial de 30% no valor da mensalidade. O projeto promove uma integração saudável entre crianças de classes sociais diferentes, a fim de que estas possam aprender a respeitar as diferenças entre os indivíduos. Neste estilo de karate, não se privilegia a violência. As aulas são divididas em blocos com ênfase no desenvolvimento físico, mental e espiritual das crianças. Por exemplo, em alguns treinos, em 70% do tempo, são explorados exercícios de força e resistência (desenvolvimento físico), em 20%, exercícios que exigem muita criatividade e raciocínio (desenvolvimento mental) e, em 10%, há a atividade teórica com diálogo sobre filosofia (desenvolvimento espiritual).

 

Este projeto nasceu por iniciativa de Marcelo Smith, faixa preta de karate 2º DAN, reconhecido pela CBK (Confederação Brasileira de Karate). Inicialmente, Marcelo começou o projeto junto com alguns membros, oferecendo aulas de karate aos domingos para as crianças da AAI (Associação Amigos da Inocência), uma casa de acolhimento infantil e para crianças membros da BSGI, uma ONG mundial com projetos para a paz através da cultura e educação. A atividade voluntária cresceu e na prática verificou-se um aprimoramento considerável da coordenação motora destas crianças, além da melhoria na postura e principalmente, o desenvolvimento de uma consciência mais ampla sobre si e os outros.

 

A integração destas crianças no dojô (ambiente de treino) mostrou o quanto é possível a convivência harmoniosa entre elas independente de raça, credo, nacionalidade, características físicas e psicológicas, situação social ou qualquer outro preconceito. A amizade associada ao ensino da filosofia prova que, se quisermos corrigir o futuro, temos que atuar no presente, ensinando a estas crianças o verdadeiro significado de viver como verdadeiro cidadão.

 

Você pode ter um papel importante neste processo. Agora que já sabe o que é o projeto KARATEDOKIDS, saiba como participar.